Você não está só.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Aliança

        Na sala de espera de um consultório médico, comecei a observar o grande número de mulheres sem aliança de casamento. Fiquei pensando, quantas delas nunca usaram uma aliança, seja de noivado, casamento ou, mesmo, de compromisso? E quantas delas, como eu, já usaram e hoje estão sem a aliança?

Fiquei lembrando o que a ALIANÇA representa: um compromisso entre duas pessoas que compartilham mesmos sentimentos, mesmas idéias, mesmos ideais. Sem indicação de início ou fim, por isso é um círculo.

O objeto em si carrega uma trajetória: encontros, sorrisos, palavras, confidências, fotos e fatos que compõem e fazem parte da história ‘embutida’ na aliança. A ausência da aliança implica obrigatoriamente na ausência da história? Não. Na sua maioria, apenas não houve um final feliz. Talvez, por falta de compromisso, de um ou de ambos. Compromisso? Que palavra mais desatualizada.

O atual mundo moderno, no qual as relações humanas evoluem de forma cada vez mais liberal; nas quais ‘LIBERDADE’ é o lema; onde existem acordos compartilhados, tais como: ‘relacionamento aberto’, ou ‘cada um é livre’, ou ‘cada um é responsável por si’; indicam que tudo o que envolve compromisso está ‘fora de moda’. Os casais estão cada vez mais longe de qualquer atitude que envolva compromisso.

Esta desastrosa constatação da falta de compromisso entre os cônjuges reflete na falta de compromissos com a família, com os filhos, com patrões, com professores, com a lei, com a ordem, com os bons costumes, com a moral, com a verdade, enfim, com tudo o que Deus planejou de bom e que estava no Plano Original de Deus. E Deus? Ah, sim, Deus. Creio que Deus está muito triste pela falha do homem que escolheu ser independente de tudo e de todos. E a falta de compromisso com Deus é, se não a única, a principal, e primeira, de todas as outras, anteriormente citadas. Se não há compromisso com Deus, com Aquele que merece todo nosso relacionamento, reconhecimento, louvor, adoração, gratidão, amor, como haveremos de esperar que todas as outras relações tenham êxito? É Ele quem une: marido e mulher, pais e filhos, patrão e empregados, pois é o Criador do homem, da família, da aliança, do amor, do compromisso. Não há como viver longe da origem da vida, almejando felicidade e plenitude de alegria, porque tudo é por Ele e para Ele são todas as coisas.

Desatualizada é a Paz, em meio a tanta violência, porque o homem julgou ser melhor do que Deus e achou que poderia viver sem Ele.
E nessa reflexão, encerro esclarecendo que hoje sei porque a minha primeira aliança foi retirada, por Deus, da minha mão direita, para que eu entendesse que a primeira, e principal aliança e que dá sentido a minha vida, é a Aliança Eterna de Amor com o Pai. Depois desta, outra que vier será muito bem-vinda, porque terá sentido e cumprirá a sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário