Você não está só.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O sinistro em Santa Maria/RS

 
Há 06(seis) dias que os noticiários, praticamente, não apresentam outra notícia que não a tragédia ocorrida na casa noturna ‘KISS’, no município de Santa Maria, na madrugada do dia 27/01/2013.

Creio que o fato levou todos os expectadores a refletir: - Por quê? Como? Quem são os responsáveis? O que poderia ter sido feito para evitar o episódio?

De tudo o que vi, ouvi e soube, quero salientar alguns pontos.

O primeiro é o relato de uma senhora que contou, aliviada, a insistência do seu filho para que seu neto (filho do filho dela) desistisse da ideia de ir àquela festa na boate ‘Kiss’ na noite de 26/01/2013. Relatou que o filho implorou para que o rapaz ficasse em casa. Aquela senhora disse que a condição posta pelo jovem era que o pai preparasse um delicioso jantar, pedido que foi prontamente atendido. Desta, podemos concluir que a amizade conquistada, ou nutrida, pelo pai com o filho salvou a vida daquele jovem.

Outro fato que me chamou a atenção, foi o relato de um pai na tragédia, que respondeu, ao ser questionado por um repórter se conhecia a boate ‘Kiss’ internamente: “- Não. Deixei minha filha na porta, e não conhecia as instalações internas.” A falta de certificação desse pai de que a boate não reunia condições para oferecer uma festa em ambiente seguro e apropriado com saídas de emergências para eventual acidente, foi revelada.

Quero ficar longe de julgar quem quer que seja, inclusive porque frequentei muitas festas semelhantes há anos atrás, sem imaginar que fato semelhante pudesse acontecer. A gente nunca pensa nisso. Apenas confia que o lugar é regular e está sendo fiscalizado por quem tem competência para isto. Apenas utilizo estas duas situações envolvendo famílias que, por suas decisões, hoje vivem situações opostas: uma de vida e a outra de morte. Por certo, o pai do rapaz, da mesma forma que o pai da moça, desconhecia a irregularidade em que se encontrava a boate. E, não há como afirmar que o pai da moça a tivesse na porta da boate de bom grado. O interessante, nas duas situações, é o fato de que posso fazer uma comparação com a Palavra de Deus.

Primeiro, é imprescindível afirmar que não há nada melhor, nesta vida, do que viver com a certeza1 de que o Pai está preparando, não só um jantar, mas um verdadeiro banquete2 para cear junto com os Seus filhos3; para aqueles filhos que escolhem ficar com Ele4, e não ir à balada5.

Quero aqui esmiuçar as questões acima:

1)      Esta certeza do que Deus tem para aqueles que O amam é a fé.

2) A Bíblia afirma, em Apocalipse, capítulo 19, verso 9, diz: “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.” Aleluia!

3) Deus está preparando uma ceia para Seus filhos. Estamos, ainda, vivendo na época do convite. Todas as pessoas são convidadas a aceitar o convite do Pai. Este convite é simples, mas cheio de promessas. O convite é para que todos aceitem o sacrifício de Jesus. A missão de Jesus no calvário foi possibilitar que o pecado original fosse aniquilado na vida de todo o que crê e aceita o Senhor Jesus em seu coração. A partir deste aceite, a pessoa torna-se filho de Deus e está apto para o banquete.

4) O Pai escolheu ficar conosco e espera que cada um de nós escolha ficar com o Pai. A Bíblia diz que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16.

5) A balada parecia ser a melhor escolha naquela noite de 26/01. Afinal de contas, era só para se divertir. Que mal há numa festa de confraternização? O Rei Salomão, conhecido por sua sabedoria, afirma que: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.” Provérbios 16.25.

 

Também, é importante que os pais certifiquem-se que estão conduzindo6 seus filhos a lugares seguros7.

6) Há quem diga que filho não vem com manual de instruções. E a estes, informo que a Bíblia é o ‘Manual de Instruções’ de todo o ser humano. Deus não iria criar uma máquina tão magnífica sem um manual de instruções. Os pais estão falhando na missão de criar seus filhos, porque desconhecem o plano e o propósito de Deus para a família. Educação, decência, valores morais, honestidade, caráter, tudo está em desuso. E esta condução que os pais pensam ser segura acaba revelando sérias falhas com consequências catastróficas para a sociedade. É obrigação dos pais proporcionar conhecimento espiritual aos seus filhos.

7) Lugar seguro só existe em Deus. Não na religião, não na igreja, não na reza, mas no encontro pessoal, profundo, íntimo com o Espírito Santo. Sabe-se que se está em lugar seguro quando há paz interior. E está não está nas baladas, não está no dinheiro, não está no amor phileo (entre familiares), não está no amor storge(entre amigos), não está no amor eros(entre homem e mulher), mas está no amor ágape (entre Deus e o homem). A Bíblia é o próprio Deus; a Bíblia é o Poder de Deus para transformar a vida, confortar,

Aqui, aos familiares enlutados, deixo meu sincero desejo de dias melhores. Manifesto com propriedade de quem viveu uma tragédia. Sei que a morte inesperada de um familiar dói. Mas sei que a dor é amenizada pelo consolo do Espírito Santo. A dor traz crescimento e faz olhar para cima, olhar para Deus. Deus não nos deixou órfãos, apenas tem seus caminhos e mistérios, mas é misericordioso e tardio em irar-se.

Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário